fbpx

Taiwan desenvolve seu primeiro submarino para ‘proteger autonomia’

Submarino classe Hai Lung de Taiwan, de origem holandesa.


Na última terça-feira (24/11), o governo de Taiwan iniciou oficialmente a desenvolver o seu primeiro submarino produzido localmente. A medida visa “proteger autonomia”, aumentando suas defesas costeiras contra qualquer invasão da China.

A ilha de Taiwan pretende construir oito novos submarinos de ataque movidos a diesel, dando nova vida a sua frota marítima. O primeiro submarino deverá ser concluído até 2024.

A decisão da presidente Tsai Ing-wen de construir os navios é no intuito de reorientar a política de defesa da ilha. Tsai deseja evitar uma possível invasão, em vez de focar nas consequências.

A lista de compras militares de sua administração, que inclui a compra de mísseis e drones dos Estados Unidos, reflete a mudança de seu posicionamento, disse Michael Mazza, um pesquisador visitante em estudos de política externa e de defesa do American Enterprise Institute.

“Taiwan precisa substituir o equipamento antigo, mas, ao mesmo tempo, há o reconhecimento de que eles não podem depender desse tipo de plataforma de armas tanto quanto no passado”, disse Mazza. “Eles estão mudando para uma abordagem ‘mais assimétrica’ que se concentra em coisas como sobrevivência, um grande número de munições, mobilidade e um foco em plataformas letais com maior sobrevivência, em vez de F-16s, tanques e destróieres.”

Os submarinos desempenhariam um papel crítico em impedir um desembarque anfíbio do Exército de Libertação Popular da China e também patrulhariam o Estreito de Taiwan, uma via navegável estratégica de 180 km de largura que separa Taiwan do continente asiático. Pequim reivindica soberania sobre ambos e não descartou o uso da força para atingir seus objetivos.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: