fbpx

Taiwan manifesta apoio a jornalista que foi atacado pela China

China


 

O Escritório de Taiwan no Brasil manifestou nessa quinta-feira (22) apoio ao escritor jornalista Rodrigo da Silva, que publicou um artigo no Globo sobre o país independente. Silva vinha sofrendo ataques por criticar a China em seu texto, especialmente da embaixada chinesa no Brasil. O artigo de Rodrigo com o título “Taiwan é exemplo para o mundo, e não a China”, foi publicado no dia 1º de julho.

“Na constituição do Brasil e de Taiwan, a liberdade de expressão e imprensa são fundamentais. Lamentamos que os princípios democráticos não sejam compartilhados por aqueles que querem censurar o jornalista”, diz a nota.

O escritório também lamentou que ainda existam “territórios pouco democráticos no mundo que ainda não sabem lidar com opiniões divergentes, nem mesmo quando residem em outro país”.

Taiwan, um país independente, sofre há anos a pressão do Partido Comunista da China (PCCh), que não aceita sua independência. Nos últimos meses, a ameaça da China para atacar o território de Taiwan têm se intensificado.

O escritório de Taiwan, além de apoiar a liberdade do jornalista, salientou ser um país livre, “com seu próprio governo, moeda e povo”, que sempre irá defender a liberdade e lutará contra o autoritarismo.

Já a Embaixada da China no Brasil, classificou a opinião de Rodrigo como “ignorante” e “preconceituosa”. Em sua publicação, a China ainda ataca Taiwan, afirmando que há somente uma China, da qual o território ainda faz parte.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: