fbpx
Texas.gov/divulgação/redes sociais

Texas assina lei que proíbe plataformas digitais de banirem conservadores por seus pontos de vista políticos



 

Na última semana, o estado do Texas aprovou uma lei que proíbe as plataformas de mídia social de banirem usuários com base em seus pontos de vista políticos. Membros do Partido Republicano chegaram a acusar algumas redes sociais, como Facebook e Twitter, de censurar pessoas por suas opiniões conservadoras.

Foi o caso, por exemplo, do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que foi banido do Facebook e do Twitter depois que um grupo de pessoas tentou invadir Capitólio em janeiro. Uma narrativa de que esses indivíduos eram seus apoiadores foi plantada.

“Os sites de mídia social se tornaram nossa praça pública dos dias modernos. […] Eles são um lugar para um debate público saudável, onde a informação deve fluir livremente. […] Mas há um movimento perigoso por parte das empresas de mídia social para silenciar pontos de vista e ideias conservadoras”, disse o governador do Texas, Greg Abbott, depois de sancionar o projeto de lei na última quinta-feira (9).

A lei determina que as plataformas com número superior a 50 milhões de usuários não podem banir pessoas com base em seus pontos de vista políticos.

O assunto foi repercutido no Boletim da Manhã desta sexta-feira (17). Para o analista político Italo Lorenzon, o correto é que todos os pontos de vista tenham espaço e sejam ouvidos.

“Nossa posição é muito clara: nós não queremos que a Globo seja censurada, que o Estadão ou a Folha sejam censurados. Nós queremos ter nossa possibilidade de apresentar um outro ponto de vista”, declarou.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Italo Toni Bianchi

Ítalo Toni Bianchi, membro do Movimento Conservador, bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. Músico percussionista, leitor, preletor e jornalista do portal Terça Livre.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: