fbpx

Texas ganhará mais assentos na Câmara dos Representantes



Com base em novos dados populacionais do censo dos EUA divulgados nesta segunda-feira (26), o estado do Texas ganhou mais duas cadeiras na Câmara dos Representantes. O Texas ganhará dois assentos. Colorado, Flórida, Montana, Carolina do Norte e Oregon também ganharão um assento cada um.

Como o tamanho da Câmara foi limitado desde 1911, essas novas cadeiras devem custar sete estados: Califórnia, Illinois, Michigan, Nova York, Ohio, Pensilvânia e Virgínia Ocidental. Com isso, esses estados perderão influência nas próximas eleições para a Presidência dos Estados Unidos, em 2024.

Com a nova organização, os democratas possuem uma pequena vantagem na Câmara, com uma diferença de seis cadeiras. Os assentos são realocados a cada 10 anos após a contagem do Census Bureau.

A batalha para conquistar as cadeiras na Câmara foi acirrada. Na disputa pela última cadeira no Congresso, por exemplo, Nova York acabou perdendo um de seus 27 membros da Câmara durante a decisão, por apenas 89 pessoas.

A divulgação dos resultados do censo deu início ao processo de reorganização das 435 cadeiras da Câmara entre os 50 estados. Em setembro, o Census Bureau divulgará dados que mostram a mudança das populações dentro dos estados, formando uma nova disposição dos distritos eleitorais.

Os estados que estão ganhando novas cadeiras no Congresso americano são em grande parte aqueles que o ex-presidente Donald Trump conquistou em 2020, enquanto os estados que o presidente Joe Biden ganhou acabaram perdendo assentos.

O Census Bureau apontou ainda que a população do país norte-americano cresceu muito menos do que o esperado, além de possuir menos pessoas migrando para o sul e para o oeste, quando comparado com as projeções anteriores.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: