fbpx

Texas lança operação de combate às drogas e contrabando de pessoas em fronteira

(Sergio Flores/AFP/Getty Images)


O governador do Texas, Greg Abbott, lançou neste sábado (7) um programa que enviará tropas da guarda nacional estadual e outras agências para enfrentar a crescente crise na fronteira sul do estado.

Abbott disse que a Operação Lone Star contará com recursos aéreos, terrestres, marítimos e de segurança tática para impedir que organizações criminosas mexicanas contrabandeiem drogas e pessoas para o Texas.

“O Texas apoia a imigração legal, mas não será cúmplice das políticas de fronteira aberta que causam, ao invés de prevenir, uma crise humanitária em nosso estado e põe em risco a vida dos texanos”, disse Abbott em entrevista.

A operação ocorre em meio ao aumento de travessias ilegais na fronteira sul desde outubro do ano passado. O número, entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, foi de 296.259, que é acima dos 164.932 durante o mesmo período de 2019 e 2020, de acordo com dados do US Custom and Border Patrol (CBP) , representando um aumento de 79,6%.

A Reuters relatou, citando fontes anônimas, que o número de imigrantes ilegais detidos por agentes de fronteira dos EUA aumentou ainda mais no mês de fevereiro, com quase 100.000 imigrantes detidos. O CBP ainda não divulgou seus dados de fevereiro.

Desde que assumiu o cargo, Biden reverteu várias medidas de segurança na fronteira que foram implementadas na era Trump e que visavam conter o fluxo de imigração ilegal na fronteira sul, além de aumentar a segurança pública da América.

O aumento do número de menores desacompanhados que chegaram à fronteira nas últimas semanas fez com que o governo Biden abrisse mais abrigos para lidar com a situação. Ele chegou a pedir ajuda do presidente do México para lidar com problemas na fronteira, como noticiou o Terça Livre.

Algumas das políticas de imigração que Biden implementou incluem encerrar temporariamente os Protocolos de Proteção ao Migrante do ex-presidente Donald Trump, que enviavam imigrações ilegais de volta ao México enquanto seus casos eram decididos.

Ele também reverteu a proibição de Trump de viajar de países propensos ao terror, interrompeu a construção restante do muro de fronteira e emitiu um amplo pacote de imigração para o Congresso que oferece um caminho de legalização para cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais que já estão no país.

Com informações da Epoch Times

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Esposa, jornalista, tupãense e católica. 23 anos.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: