fbpx

Texas quer abrir uma série de ações judiciais contra a administração de Biden



Políticos republicanos do Texas informaram nesta quarta-feira (20) que estão se preparando para montar uma “enxurrada de contestações legais” contra a agenda progressista do novo governo dos democratas, liderado por Joe Biden.

O governo Biden sinalizou uma agenda de esquerda sobre energia, impostos, imigração, saúde e outras prioridades.

Biden já voltou a aderir ao Acordo de Paris e tomar medidas de longo alcance sobre as mudanças climáticas, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa pela metade até 2030. Biden quer ainda o fim efetivo por volta de 2050, o que gera temores na indústria de combustíveis fósseis, um importante pilar para o Texas.

Biden também propôs uma ampla reforma da imigração, que criaria um caminho à cidadania para mais de 11 milhões de imigrantes ilegais, e planeja reverter os cortes de impostos corporativos de Trump e aumentar o imposto de renda.

O governador do Texas, Greg Abbott, enquanto servia como procurador-geral do estado, proclamou: “Eu vou para o escritório, eu processo o governo federal e vou para casa”, disse no sábado que a Casa Branca de Biden pode esperar uma enxurrada de desafios do estado Lone Star.

“Uma nova safra de ações judiciais lideradas pelo Texas aguarda a Casa Branca de Joe Biden”, escreveu Abbott em um tuíte.

“O Texas entrará em ação sempre que o governo federal violar os direitos dos estados ou interferir nos direitos constitucionais, ou nos direitos de propriedade privada, ou no direito de ganhar a vida”, acrescentou Abbott.

Enquanto isso, uma pesquisa nacional recente mostra que a maioria dos republicanos deseja que os líderes do Congresso desafiem Biden em questões importantes.

“A maioria dos republicanos (59%) quer que os líderes de seu partido ‘enfrentem’ Biden”, de acordo com o Pew Research Center, enquanto “uma maioria considerável de republicanos conservadores (69%) favorece os líderes republicanos que enfrentam Biden, em comparação com 44% dos moderados e liberais do Partido Republicano”.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: