fbpx

Traficante do cartel de Medellín é preso na Baixada Fluminense

Efe Sullivan Loaiza Durango, preso em Duque de Caxias pela Polícia Federal. — Foto: Reprodução


A Polícia Federal prendeu no domingo (2), em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, o traficante colombiano Efe Sullivan Loaiza Durango, do Cartel de Medellín, procurado pela Interpol.

Durango foi condenado em 2019 por tráfico de drogas e associação criminosa. O criminoso foi localizado na casa em que estava vivendo em Jardim Primavera, Saracuruna, bairro que possui atuação de uma milícia.

Segundo as autoridades americanas, mesmo foragido, Durango coordenava a logística da compra, venda e transporte de cocaína, morfina, heroína e metanfetamina destinadas ao tráfico internacional de drogas, e recebia altas quantias de dinheiro proveniente dessas operações.

O assunto foi tema de comentários no Boletim da Manhã desta segunda-feira (3). “Observe que ele foi preso em Duque de Caxias. O que há em Duque de Caxias? É a terra do Fernandinho Beira-Mar, um grande poder que os traficantes têm ali”, destacou o analista político Carlos Dias.

“É importante frisar que é uma região de controle fortíssimo da criminalidade brasileira e dessa extensão que se tornou o crime organizado brasileiro no campo do narcotráfico”, acrescentou.

Carlos Dias também frisou as ligações do Foro de São Paulo com o narcotráfico na América Latina.

“Não podemos deixar de colocar que o Foro de São Paulo recebe um representante do narcotráfico. Isso é uma coisa que a própria Constituição brasileira veda. É flagrante que essa instituição é criminosa. Nós sabemos da presença do tráfico na Venezuela, em Cuba, na Colômbia, portanto, é importante frisarmos que o controle da estrutura social através de paramilitares e todo esse conjunto de grupos armados na Venezuela, tem fundo e financiamento do narcotráfico”, disse.

E acrescentou: “Vamos prestar atenção no que está acontecendo, e acho que precisamos ter o cuidado — que é uma proposta que o Allan dos Santos fez, e creio que vamos colocar em prática — de fazer uma apresentação clara sobre o que é o Foro de São Paulo. Que as pessoas tenham a dimensão desse organismo criminoso, porque isso é um organismo criminoso”.

Assista à íntegra do comentário

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: