fbpx

TRE do Paraná publica meme com zombaria sobre quem defende voto impresso



O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná publicou um vídeo em seu perfil oficial no TikTok, no último domingo (16), zombando de brasileiros que defendem o voto impresso auditável.

“Quando a pessoa fala de voto impresso em pleno século XXI”, diz o texto do vídeo, que mostra uma jovem em um cenário com castelo medieval. Na legenda, o TRE-PR afirma que “a urna eletrônica é 100% segura”.  O vídeo não está mais disponível na plataforma.

A  deputada Bia Kicis (PSL-DF), autoria da PEC 135/19 sobre o voto auditável, criticou a publicação. “Olha o nível do comprometimento do TRE com a luta CONTRA a transparência nas eleições. O TRE é um prestador de serviços, não tem que ridicularizar o debate no Parlamento”, escreveu nas redes sociais. “Isso é GRAVE. E ainda com dinheiro dos eleitores pagadores de impostos. Absurdo!”, completou.

A Câmara dos Deputados instalou na semana passada a comissão especial para analisar a PEC do voto impresso, de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF).

Se aprovado, o dispositivo estabelecerá a impressão de um comprovante para que o eleitor veja quem escolheu nas eleições. A cédula, então, será depositada em uma urna.

Após a instalação da Comissão, o ministro Luis Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lançou  uma campanha institucional em defesa da urna eletrônica. Apesar do “timing”, o ministro disse que a campanha não era uma “uma resposta a ninguém”.

Leia mais:

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: