fbpx

Trump assina memorando para proteger pesquisas, contra a interferência estrangeira



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (14) um memorando que visa proteger a pesquisa e desenvolvimento (P&D) apoiada pelo governo dos EUA contra a interferência e exploração por potências estrangeiras.

“Esta ação presidencial fortalece as proteções da pesquisa e desenvolvimento (P&D) apoiada pelo governo dos Estados Unidos contra a interferência e exploração do governo estrangeiro”, disse o secretário de imprensa da Casa Branca em um comunicado.

O memorando “garante que a pesquisa apoiada pelo governo pode ocorrer em um ambiente aberto e promover novas descobertas para o benefício de nossa nação, ao mesmo tempo que protege o capital intelectual, desencoraja a apropriação indébita de pesquisas e garante a gestão responsável dos dólares dos contribuintes dos Estados Unidos”.

O memorando presidencial reforça os esforços do governo Trump para manter a liderança americana no campo da ciência e tecnologia.

“A América deve permanecer líder mundial em C&T (ciência e tecnologia) durante esta era de grande competição pelo poder, e a assinatura de hoje se baseia na longa e bem-sucedida história de ações tomadas pelo presidente Trump para proteger a tecnologia americana dos adversários”, continuou o secretário de imprensa.

“Essa abordagem de todo o governo à segurança de P&D protegerá a vantagem de tecnologia e inovação da América. Seja em comércio, cooperação militar ou pesquisa C&T, o presidente Trump se recusa a permitir que outros países tirem vantagem da América.”

Trump em 2017 tornou a pesquisa e o desenvolvimento um aspecto importante da nova Estratégia de Segurança Nacional de seu governo, que abordou os principais desafios que afetam a posição da América no mundo, incluindo o uso de “tecnologia, propaganda e coerção para moldar um mundo contrário aos nossos interesses e valores” por potências como a China e a Rússia.

“Para ter sucesso nesta competição geopolítica do século XXI, a América deve liderar em pesquisa, tecnologia e inovação”, disse a Casa Branca em um comunicado em dezembro de 2017.

“Protegeremos nossa base de inovação de segurança nacional daqueles que roubam nossa propriedade intelectual e explorar injustamente a inovação das sociedades livres.”

Trump assinou o novo memorando reforçando as proteções de P&D no mesmo dia em que um cientista sênior da NASA se declarou culpado de mentir sobre seus laços com um programa apoiado pela China projetado para colher talentos do Ocidente e transferir propriedade intelectual para a China, de acordo com o Departamento de Justiça.

The Epoch Times.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: