fbpx

Trump reforça ordem que proíbe investimentos em empresas militares chinesas



O governo dos Estados Unidos reforçou, na noite desta segunda-feira (28), uma ordem executiva que proíbe o investimento do país em empresas militares da China em um aviso publicado pelo Departamento do Tesouro.

O Departamento do Tesouro emitiu um aviso de “Perguntas frequentes” que descreve mais detalhes para a ordem executiva do presidente Donald Trump, 13959.

O aviso dizia que a administração Trump proibiria os fundos negociados em bolsa (ETFs, sigla em inglês) e fundos de índice de financiar empresas militares do país comunista e quaisquer subsidiárias pertencentes ou controladas pelos militares chineses.

“[A proibição] garante que o capital dos EUA não contribua para o desenvolvimento e modernização dos serviços militares, de inteligência e de segurança da República Popular da China (RPC)”, disse o secretário de Estado Mike Pompeo em um comunicado .

O site do Tesouro diz que as proibições em Ordem Executiva 13959 “se aplicam a qualquer subsidiária de uma empresa militar comunista chinesa, após tal subsidiária ser listada publicamente pelo Tesouro”.

O texto diz ainda que o Tesouro pretende listar publicamente como subsidiárias “qualquer entidade que emita títulos negociados publicamente” e que seja “50 por cento ou mais propriedade de uma ou mais empresas militares chinesas comunistas” ou “determinada a ser controlada por uma ou mais companhias militares comunistas chinesas identificadas em ou de acordo com Ordem Executiva 13959.”

Em um comunicado, Pompeo disse que a ordem executiva “se aplica a todas as transações feitas por pessoas dos EUA, incluindo indivíduos, investidores institucionais, fundos de pensão, doações de universidades, bancos, emissores de títulos, firmas de capital de risco, firmas de private equity, firmas de índice e outros Estados Unidos entidades, incluindo aquelas que operam no exterior. ”

Com informações: The Epoch Times.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: