fbpx

Trump renova ameaça de cortar laços com a China



O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, renovou nessa quinta-feira (18/6) sua ameaça de cortar laços com a China. O pronunciamento acontece um dia após o representante comercial do país americano, Robert Lighthizer, dizer ao Congresso que não via a dissociação das economias norte-americana e chinesa como uma opção viável.

“Não foi culpa do embaixador Lighthizer, nisso eu talvez não tenha sido claro, mas os EUA certamente mantêm uma opção de diretriz política, sob várias condições, de uma total dissociação da China”, disse Trump no Twitter.

No mês passado, Trump indicou que as relações entre os dois países haviam se deteriorado ainda mais, afirmando que não tinha interesse em falar com o presidente chinês, Xi Jinping, no momento e sugerindo que poderia até cortar laços com a segunda maior economia global.

Lighthizer, ao ser perguntado sobre os laços entre os EUA e China, em uma audiência no Comitê Tributário (Ways and Means) da Câmara dos Deputados, afirmou que a questão é complicada.

“Se eu acho que podemos dissociar a economia dos Estados Unidos da economia chinesa?”, disse o representante comercial. “Não, eu acredito que isso era uma opção política anos atrás. Eu não acredito que seja uma opção razoável neste momento”.

Informações: Agência Brasil

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Esse representante comercial está com uma fala muito estranha. Estará na pisada China? A sutasura chinesa está sofrendo uma.oressao enorme e vai aumentar mais adiante quando a pandemia arrefecer .muitas mortes , atitudes estranhas e não transparente da China que começou a vender máscaras e respiradores. A ditadura tem.muito o que explicar. Fez um tremendo.mal a humanidade . . E que os americanos reelejam o seu presidente que os defende corajosamente. Outro Obama na na presidência e a China engole os usa

  • Se os democratas assumirem o poder nos EUA, o mundo uma transformação tão grande, que vai acabar tudo que nos conhecemos por mundo. A esquerda vai tomar conta e nos pobres mortais, vamos virar escravos.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...