fbpx

TSE adia eleições só em Macapá, onde concorre irmão de Davi

© Pedro França/Agência Senado


Um dia após o irmão do senador Davi Alcolumbre, Josiel, cair nas pesquisas de intenção de voto no Macapá, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu o adiamento das eleições exclusivamente para a capital amapaense.

Desde a última sexta-feira, 6, o Amapá está em situação de emergência devido ao apagão que deixou grande parte do estado às escuras desde a noite de terça-feira (3/11). Quatorze dos 16 municípios amapaenses foram afetados pela falta de energia elétrica.

Como várias outras cidades estão passando pelos mesmos problemas, o adiamento das eleições apenas em Macapá causou estranheza aos demais candidatos, principalmente porque um dia antes de o TSE bater o martelo, Josiel Alcolumbre caiu de 35% para 26% nas intenções de voto.

Desde o início do mês, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e outros políticos pediam o adiamento. “Eu não entendo a lógica do adiamento somente em Macapá, já que o apagão atinge 13 dos 16 municípios do estado”, disse Randolfe ao UOL. “Dois deles estão localizados na área da Grande Macapá, que são Santana e Marzagão , onde há apagão, falta de segurança e coronavirus como na capital”, acrescentou.

Também hoje, o próprio Senador chegou dizer que o maior prejudicado do apagão era seu irmão, “que ia ganhar a eleição no primeiro turno”, afirmou em entrevista à rádio Diário FM hoje (12/11).

O presidente do Senado, inclusive, teria ligado para o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, pedindo o adiamento.

Justificativa

O TRE-AP argumentou que o adiamento deveria se dar “até o restabelecimento regular da energia elétrica” no município e que o pedido não se refere aos demais municípios do estado porque o TRE-AP considerou que nas outras localidades “a situação de segurança do eleitor poderá ser mantida sob controle, com o aparato de segurança atualmente disponível”.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...