fbpx

TSE pede que STF investigue Bolsonaro por supostas fake news

Foto: Rosinei Coutinho/STF


 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu nessa segunda-feira (2) ao Supremo Tribunal Federal  (STF) que o presidente da República, Jair Bolsonaro, seja investigado no inquérito que apura suposta disseminação de fake news. Segundo o TSE, os pronunciamentos de Bolsonaro estariam atacando a “legitimidade das eleições” no país.

A proposta partiu do corregedor eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão, que, segundo informações, teria marcado um encontro com o ministro Alexandre de Moraes para tratar do assunto.

Conforme noticiou o Brasil Sem Medo, o inquérito administrativo, no entanto, foi encaminhado do TSE ao STF pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Serão investigadas nesse inquérito supostas infrações como corrupção, fraude, condutas vedadas a agentes públicos, abuso de poder político e econômico e propaganda fora do período de eleições.

Posicionando-se de forma favorável à proposta, o ministro Alexandre de Moraes argumentou que “com a democracia não se brinca, não se joga”.

Ambos os ministros, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, atuam nos dois órgãos, o TSE e STF.

O analista político Paulo Figueiredo, durante o Radar da Mídia de segunda-feira (3), criticou a manobra inconstitucional dos ministros da Suprema Corte brasileira para investigar o presidente Bolsonaro.

“O TSE, que tem algumas das cadeiras compostas por integrantes do STF, pede que o STF investigue Bolsonaro. Olhem quanta coisa errada tem aí, o TSE que deveria ser um órgão isento do processo eleitoral, mas que é composto, se não me engano, por três cadeiras com ministros do STF, inclusive a presidência, pede ao STF que investigue. Mas o STF não é um órgão de investigação, pelo menos não era na Constituição”, apontou o analista.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: