fbpx
Roberto Jayme/Ascom/TSE

TSE quer proibir monetização de canais que falam de política em época de eleição



 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende editar uma resolução que proíba plataformas digitais de gerarem receitas a páginas com conteúdo político em épocas de eleição. A informação foi dada pelo Estadão nessa quarta-feira (18).

Uma reunião para tratar do tema entre membros do TSE e representantes das principais plataformas digitais (Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Twitch TV) deverá acontecer nesta quinta-feira (19).

De acordo com as informações do Estadão, a resolução poderá ampliar os efeitos da decisão do corregedor-geral da Corte, Luís Felipe Salomão.

Na última segunda-feira (16), ele determinou a suspensão da “monetização” de canais tidos como bolsonaristas e supostamente “conhecidos pelo método de desinformar”.

“Quanto mais se atacam as instituições e o sistema eleitoral, mais proveito econômico os envolvidos obtêm. Como já observado, isso ocorre pelo processo de monetização empreendido por esses usuários, a partir do número de visualizações das páginas, do recebimento de doações, do pagamento de publicidade, da inscrição de apoiadores e da realização de lives”, ressaltou o corregedor, segundo a publicação.

Alguns juristas, como a juíza Ludmila Lins Grilo, criticaram a medida.

O jornalista Allan dos Santos comentou no Boletim da Noite dessa quarta-feira (18) como as narrativas são criadas pela impressa. Ele também lembrou que outras iniciativas jornalísticas, anos atrás, receberam dinheiro público para manterem suas estruturas em funcionamento.

“Vocês acreditam que com a TVT a lei funcionará? Não, quem eles querem pegar? Os canais ditos de direita, que falam abertamente para vocês o que eles pensam”, afirmou.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Italo Toni Bianchi

Ítalo Toni Bianchi, membro do Movimento Conservador, bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. Músico percussionista, leitor, preletor e jornalista do portal Terça Livre.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: