fbpx

Twitch: plataforma de transmissão da Amazon censura usuários com base em lista secreta de ‘grupo de ódio’



A plataforma de transmissão ao vivo Twitch, pertencente ao grupo Amazon, informou na última quarta-feira (7) que irá banir de sua plataforma qualquer usuário que seja membro do “grupo de ódio”. A empresa, porém, não informou quais são os critérios para fazer parte desse grupo.

Em comunicado oficial, a empresa disse somente que irá banir usuários por “crimes graves que representam um risco de segurança substancial para a comunidade Twitch, mesmo que essas ações ocorram inteiramente fora do Twitch”.

Além do envolvimento em atividades criminosas, como terrorismo, “violência mortal”, agressão sexual e exploração infantil, o Twitch também banirá os usuários por “liderança ou participação em um grupo de ódio”.

Quando questionado sobre mais detalhes, um porta-voz do Twitch disse que a empresa mantém uma lista interna desses grupos e que está usando várias fontes e critérios para compilá-la, incluindo informações de organizações sem fins lucrativos. Pelo menos, por enquanto, a empresa não divulga a lista, disse o porta-voz.

Nos últimos anos, as grandes empresas de tecnologia, também conhecidas como Big Techs, vêm ampliando de forma autoritária os movimentos de censura. A própria Amazon, recentemente, resolveu aumentar a censura, ao banir livros que dizem conter “discurso de ódio”, sem explicar o que isso significa.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: