fbpx

Twitter lança ferramenta para conter ‘fake news’



O Twitter anunciou nesta segunda-feira (25) o lançamento da ferramenta Birdwatch com objetivo de conter “desinformação” na plataforma.

O programa ainda é um piloto e estará disponível inicialmente nos Estados Unidos, afirma um post no blog oficial da Big Tech.

Birdwatch é uma sessão à parte do Twitter e apenas participantes do piloto irão escrever posts identificando e rebatendo “desinformação”. As publicações não estarão visíveis no Twitter para usuários fora do grupo piloto, mas estarão visíveis no site Birdwatch.

O Twitter disse que espera ter entre 1.000 e 100.000 Birdwatchers que serão admitidos de forma contínua e não serão pagos.

“Eventualmente, pretendemos tornar as anotações visíveis diretamente nos tweets para o público global do Twitter, quando houver consenso de um amplo e diversificado conjunto de colaboradores”, disse o vice-presidente de produto do Twitter, Keith Coleman, na postagem do blog.

Os participantes do piloto podem avaliar a utilidade das notas de outros colaboradores.

“Sabemos que há uma série de desafios para a construção de um sistema conduzido pela comunidade como este – desde torná-lo resistente a tentativas de manipulação até garantir que não seja dominado por uma maioria simples ou tendencioso com base na distribuição de colaboradores”, disse Coleman em a postagem do blog. “Acreditamos que este é um modelo que vale a pena experimentar”, disse ele.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Esposa, jornalista, tupãense e católica. 23 anos.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: