fbpx

Twitter não censura imagem fake da China que mostra australiano degolando criança



O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lijian Zhao, postou na última segunda-feira (30) uma montagem que mostra um soldado australiano matando uma criança afegã. A criança é vista segurando um cordeiro.

A conta de Zhao é verificada na rede social. Mais de 36 horas após o post, o Twitter não havia destacado o conteúdo como falso. A Austrália exige desculpas formais da China, mas o país nega-se a prestá-las.

Twitter não censura post fake que mostra australiano degolando criança

A legenda da imagem diz: “Não tenha medo, estamos chegando para trazer sua paz”. O Twitter é proibido na China, mas é bastante utilizado por dirigentes do Partido Comunista.

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, solicitou que o Twitter remova a postagem de sua plataforma, descrevendo-a como “desinformação”.

Morrison descreveu a postagem como “verdadeiramente repugnante, profundamente ofensiva, totalmente ultrajante”.

“O governo chinês deveria estar totalmente envergonhado deste cargo. Isso os diminui aos olhos do mundo”, disse ele. “É uma imagem falsa e uma calúnia terrível para com nossas forças de defesa.”, disse, de acordo com a BBC.

A imagem se referia a supostos crimes de guerra cometidos por soldados australianos – assassinatos de civis e prisioneiros afegãos.

No início deste mês, um relatório encontrou “informações confiáveis” de que 25 soldados australianos estiveram envolvidos no assassinato de 39 civis e prisioneiros afegãos entre 2009 e 2013.

Na denúncia, dois adolescentes teriam sido degolados por militares australianos por apoiarem o Talibã.

As tensões China e Austrália se intensificam após pedido do governo australiano de uma investigação sobre como a China lidou com os estágios iniciais da pandemia.

Aviso de imagem sensível abaixo:

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Engraçado eles podem atacar outroa países, mas quando um parlamentar brasileiro expõe aua opinião sobre o 5G da HUAWEI ae a China vem querer ameaçar a soberania nacional do Brasil? Pena que Eduardo Bolsonaro afinou e apagou o post, cagão demais.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: