fbpx

Ucrânia ensaia repelir ataque de tanque perto da Crimeia anexada à Rússia



As Forças Armadas da Ucrânia anunciaram nesta quarta-feira (14) que estão ensaiando manobras militares para repelir possíveis ataques russos na fronteira próxima da Crimeia, que, por sua vez, foi anexada pela Rússia.

Os exercícios ocorreram um dia depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, telefonou para o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir um aumento de tropas russas no leste da Ucrânia e na Crimeia, entre outras preocupações dos EUA.

A Rússia tomou a Crimeia da Ucrânia ainda em 2014, mas os conflitos vêm aumentado nas últimas semanas, no leste da Ucrânia, depois que separatistas russos aparentemente vêm forçando o combate.

De acordo com o Epoch Times, os militares ucranianos disseram que posicionaram tanques e artilharia durante os exercícios militares para rechaçar possíveis ataques.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, chegou a fazer uma declaração na última terça-feira (13), dizendo que o aumento militar de Moscou perto da Ucrânia faz parte de um “grande exercício rápido”, destinado a testar a prontidão para o combate e para responder ao que ele chamou de ação militar ameaçadora da Otan.

Shoigu afirmou ainda que a Otan estaria destacando 40 mil soldados e 15 mil peças de equipamento militar para as fronteiras da Rússia, principalmente no Mar Negro e nas regiões do Báltico. A Otan, no entanto, nega a tentativa de conflito.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: