fbpx

UOL publica notícia enganosa sobre vídeo publicitário do governo do Ceará



Reportagem publicada por UOL nesta quinta-feira (17), traz informações enganosas sobre uma campanha publicitária promovida pelo governo do Ceará sobre o vírus chinês.

Segundo a matéria, “a publicidade traz o depoimento de uma mulher dentro de uma narrativa similar aos discursos feitos durante os eventos de amigo secreto, realizados no Natal. Com um tom de apelo, ela descreve os momentos que viveu ao lado do pai durante um velório e conta que foi a responsável por transmitir o vírus”.

Diferente do que sugere o site ao leitor, a campanha não é um depoimento pessoal e os momentos descritos pela mulher não foram vividos por ela. O vídeo é somente uma encenação. O que nem o próprio governo cearense deixa claro.

A protagonista da peça publicitária é a atriz Stella Menegucci, que inclusive publicou em suas redes sociais sobre o trabalho que fez.

Informação que em momento algum UOL evidencia. Pelo contrário, o texto induz leitor a compreender que a história retratada na publicidade foi de fato vivida pela mulher.

Para o deputado estadual André Fernandes (PSL-CE), o próprio governo do Ceará engana e aterroriza a população ao alertar sobre aglomerações por meio da peça publicitária.

O parlamentar revela ter apurado que o pai da atriz morreu no ano de 1994, vítima de um acidente de carro. Ele confirmou a informação ao Terça Livre. UOL também não traz nada sobre o assunto.

Para Fernandes, o governo do Ceará provoca terror psicológico com o vídeo publicitário. “Triste saber que o governo do Ceará está culpando o povo pela morte de seus entes queridos”, disse.

O deputado entende também que o governo de Camilo Santana (PT) atenta contra uma lei criada por ele mesmo sobre fake news durante a pandemia do vírus chinês.

“O próprio governo sancionou uma lei que estabelece multa para quem divulgar por meio eletrônico ou similar notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias. E essa fake news? Será multada, governador Camilo Santana?”, questionou.

Assista ao vídeo do deputado:

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: