fbpx

Vacina Astrazeneca/Oxford tem 70% de eficácia, diz FioCruz

vacinação, vacina, brasil, STF, Ministério da saúde


Em um comunicado publicado no dia 04 de janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou que resultados parciais apontaram que a vacina Astrazeneca/Oxford tem cerca de 70% de eficácia, com base em dados do Brasil, Reino Unido e África do Sul.

“A aprovação pela agência britânica foi realizada antes da conclusão total dos ensaios clínicos e tem base em resultados parciais divulgados em dezembro na revista científica The Lancet. O artigo na publicação indica eficácia de 70% em adultos com menos de 55 anos, com base em dados de três países: Brasil, Reino Unido e África do Sul.”

“O número supera a eficácia mínima de 50% estabelecida pela Anvisa para dar aprovação a um imunizante contra a Covid-19. Um dado muito importante evidenciado neste estudo foi a confirmação da capacidade da vacina na prevenção de 100 por cento das hospitalizações e formas graves da doença, segundo o critério cínico preconizado pela OMS”, completou.

Em entrevista ao jornal O Globo, a coordenadora no Brasil dos ensaios clínicos do imunizante, Sue Ann Costa Clemens, disse que após a primeira, uma segunda dose pode ser aplicada “elevando a eficácia para mais de 80%.”

Na semana passada a Fundação enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, da vacina de Oxford, que poderá ser expedido no próximo domingo (17).

Uma ação coordenada pelo Ministério da Saúde irá amanhã (14) até a Índia para buscar dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo consórcio da farmacêutica britânica AstraZeneca e da Universidade de Oxford.

 

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: