fbpx

Vereadora do PT ligada a chacina toma posse dentro da prisão



 

Após ser acusada e presa por participar de uma chacina, a petista Edivanda de Azevedo assumiu o cargo de vereadora da cidade de Ibaretama, no Ceará, na última quarta-feira (21). No evento virtual de posse do cargo, a petista se encontrava em uma das salas do presídio feminino Auri Moura Costa, na região metropolitana de Fortaleza. 

Edivanda de Azevedo é suspeita de participar da execução de sete pessoas, realizadas no dia 26 de novembro de 2020. Dentre as vítimas assassinadas dentro de casa encontrava-se uma criança de sete anos de idade. Entre os autores detidos estão dois irmãos da vereadora, que teriam dado apoio logístico e material para que o crime ocorresse.

A posse da petista ocorreu após o juiz Welithon Alves de Mesquita, da 1ª Vara Cível da Comarca de Quixadá, autorizar o ato. O magistrado, no entanto, ressaltou que “a posse não implica e nem se confunde com o exercício do cargo de vereador para o qual a impetrante está impossibilitada em razão da prisão provisória”.

A vereadora eleita, portanto, não vai participar de sessões da Câmara e nem receberá salários enquanto estiver presa.

O analista político Carlos Dias, durante o Boletim da Manhã de quarta-feira (28), criticou a ação do Judiciário ao empossar a petista Edivanda de Azevedo.

“É um cargo público que exige ilibada comprovação da personalidade, de seus atos, de seus andamentos públicos”, ressaltou Dias. “Se ela foi presa, foi de forma preventiva, porque ela não foi condenada, não houve ainda julgamento. Quer dizer, a Justiça decretou a prisão, colocou-a em um lugar adequado, está em uma penitenciária no Ceará, e aí, vem a Justiça Eleitoral e autoriza a posse!”, lamentou o analista.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: