fbpx

Voto impresso auditável: o tempo está se esgotando



 

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a PEC sobre o voto impresso cancelou reunião prevista para essa quinta-feira (15). O colegiado votaria o parecer do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR). Ainda não foi agendada uma nova data.

O deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), presidente da comissão, afirmou que a análise da PEC ficou para agosto, quando termina o recesso parlamentar. 

No último dia 5 de junho, a comissão encerrou a discussão sobre o relatório. Oito deputados da oposição apresentaram votos em separado pedindo a rejeição da proposta.  

Para que a regra entre em vigor, já nas eleições do ano que vem, precisa ser aprovada no plenário da Câmara dos Deputados e do Senado antes do início de outubro deste ano.

O analista político José Carlos Sepúlveda, durante o Boletim da Manhã de quinta-feira (15), ressaltou a importância e urgência de implementação do voto impresso auditável no Brasil. Sepúlveda também criticou a suspeita atuação do TSE e seus ministros no processo eleitoral.

“Não sei se vocês já perceberam que todos os erros e todas as fraudes que podem acontecer nas eleições só podem acontecer fora do TSE, o TSE é o Olimpo sagrado dos entes angélicos em que nada pode acontecer de errado”, ironizou o analista político.

“Os ministros que estão fazendo pressão sobre os deputados estão violando a lei, estão violando os dispositivos legais que dizem que ministros não podem se meter em política partidária, eles estão fazendo pressão e chantagem sobre deputados, sobre parlamentares. E isso não é um perigo à democracia? Depois, o perigo à democracia é você querer o voto impresso, que torna auditável a eleição? Esse é o perigo à democracia?”, criticou Sepúlveda.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: