fbpx

Xi Jinping deseja implementar um ‘mecanismo de rastreamento global de Covid-19’

XI jinping China


Nessa segunda-feira (23/11), o ditado comunista Xi Jinping expressou seu desejo de implementar um “mecanismo de rastreamento global de Covid-19”. Através de um QR Code, o ditador diz que planeja acelerar viagens e negócios internacionais durante a pandemia.

Já no início deste ano, Xi Jinping impôs esse método em seu país, determinando um uso generalizado de atestados de saúde baseados em QR Code.

No método de controle social, as pessoas devem andar com um “código de cores” com base em sua exposição potencial ao vírus. As cores determinadas pelo regime comunista, como semáforos, definem o que cada pessoa pode fazer: o verde é livre trânsito, o amarelo é estado de atenção e o vermelho é impossibilitado de trafegar.  “Esperamos que mais países adotem esse mecanismo”, disse Xi.

Stuart Hargreaves, professor associado da faculdade de direito da Universidade Chinesa de Hong Kong, disse que embora não haja nada intrinsecamente invasivo em um código QR, se ele for usado para armazenar informações de saúde confidenciais, as questões sobre privacidade se tornam “particularmente importantes”.

“Quais informações são armazenadas no registro, por exemplo, onde são guardadas, quem tem acesso a elas?”, questionou o professor. Hargreaves também defende que, quando as vacinas estiverem disponíveis, seria necessário um “passaporte digital de saúde” internacional.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: