fbpx

Xi Jinping ordena que militares aumentem o ‘senso de urgência’ e se ‘preparem para a guerra’



O líder ditador do Partido Comunista da China (PCCh), Xi Jinping, ordenou aos seus militares, na última terça-feira (9), para que aumentem o “senso de urgência” e se “preparem para a guerra” durante os próximos cinco anos.

Segundo o ditador chinês, garantir que as Forças Armadas chinesas estejam preparadas para a guerra deve ser o objetivo principal do país comunista.

“As atuais circunstâncias de segurança de nosso país são bastante instáveis ​​e incertas”, disse Xi Jinping.

O ditador instruiu as forças armadas a “intensificarem seu senso de urgência” e “se apressarem” para cumprir os objetivos militares anuais, conforme delineado no 14º Plano Quinquenal, o mais recente roteiro de políticas do PCCh.

Revelado em Pequim em 5 de março, o roteiro pede a cooperação entre militares e civis, ou o que chamou de “fusão civil-militar”, para equipar os militares com armas movidas por “inteligência artificial” e outras “tecnologias de ponta”.

“Os militares chineses, como um todo, devem se preparar para enfrentar várias circunstâncias complexas e difíceis e defender resolutamente a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento”, afirmou o ditador.

Xi Jinping, ainda em janeiro, convocou os militares do regime a “se concentrarem na preparação para a guerra, aprofundar a transformação do treinamento militar, construir um novo tipo de sistema de treinamento militar e melhorar, de forma abrangente, o nível de treinamento, além de ganhar habilidade de combate.”

Ao longo do ano, o PCCh planeja gastar mais de 1,38 trilhão de yuans (US$ 212 bilhões), um aumento de cerca de 6,8% em relação a 2020, de acordo com Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China.

Durante uma entrevista à mídia estatal chinesa, Wu justificou o aumento nos gastos militares como necessário para “autodefesa e proteção da paz mundial”, dizendo ser algo essencial a ser feito.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: