fbpx

YouTube remove 15 vídeos de Bolsonaro; canal está perto de ser derrubado



 

A plataforma de vídeos YouTube decidiu nessa quarta-feira (21) remover da plataforma 15 vídeos do presidente da República, Jair Bolsonaro. A Big Tech alega que o líder do Executivo brasileiro supostamente violou regras da plataforma por divulgar informações médicas falsas sobre a Covid-19. O canal do presidente pode estar próximo de ser derrubado.

“Nossas regras não permitem conteúdo que afirma que hidroxicloroquina e/ou ivermectina são eficazes para tratar ou prevenir Covid-19; garante que há uma cura para a doença; ou assegura que as máscaras não funcionam para evitar a propagação do vírus”, afirmou a plataforma em comunicado enviado.

Dentre os 15 vídeos removidos pelo YouTube, 14 eram lives do presidente. Com a remoção dos vídeos, a conta do presidente Bolsonaro recebeu um alerta e sofrerá um strike caso ocorra uma próxima violação, ficando inicialmente por uma semana sem poder usar o canal.

Sobre as medidas tomadas, a Big Tech alegou que “estão de acordo com a orientação das autoridades de saúde locais e globais”, e que as políticas internas foram mudadas para seguir essas orientações.

“Aplicamos nossas políticas de forma consistente em toda a plataforma, independentemente de quem seja o produtor de conteúdo ou de visão política”, informou o texto.

A comentarista política Fabiana Barroso, durante o Boletim da Noite de quarta-feira (21), destacou a importância da legislação brasileira vigente, que é o Marco Civil da Internet, e que deve ser cobrada a aplicação.

“Pelo Marco Civil, pelas nossas leis não é admitido de forma alguma remoção de conteúdo de qualquer que seja a plataforma, a não ser nos casos específicos de que exista uma denúncia da própria vítima e que está expondo algo íntimo. Qualquer outro entendimento que venham a ter o Supremo ou as plataformas, mais tarde – às vezes a justiça demora, mas ela vem -, eles responderão pelas penalidades que estão contidas no Marco Civil da Internet”, explicou a comentarista.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: